Comentários

(15)
Rafael Tallarico, Advogado
Rafael Tallarico
Comentário · há 7 anos
Olá Ramon, agradeço pela opinião, pois aqui é um espaço aberto para o debate. Mas me permita contestar algumas afirmações, apenas por entender que o assunto mereça essa atenção.

1- Tenho pra mim, que a legalização deva acontecer de forma a agregar a educação, a segurança e o acesso a informação. Eu não sou a favor de que daqui 1 ano seja tudo legalizado. Penso que o melhor caminho seria legalizar, sim. Contudo, deveria haver um preparo educacional, social e de ampla informação para toda a sociedade, como medida preparatória para aí então legalizar. Lembrando que o tema legalização é uma medida para obtenção de resultados à médio e longo prazo. E, sim, a ideia da legalização é ela ser regulamentada como um todo e não só legalizar e pronto.

2- Segundo ponto, penso que você deveria ser o primeiro a querer a legalização, haja vista que trabalha na linha de frente contra o tráfico e sabe que o combate ostensivo não funciona.

3- O terceiro ponto levantado por você mesmo, é o maior motivo pelo qual as drogas devem ser legalizadas. O estado e os agente corruptos não devem achar "interessante" as drogas continuarem ilícitas. Se é interessante isso, é interessante pra quem? Manter criminalizado é interessante apenas para corruptos e agente do crime. A população precisa da legalização para parar de sofrer.

4- Sim, o cigarro e as bebidas são legalizados (outras drogas) e ainda existe contrabando. Existe contrabando por conta da questão fiscal e não por conta do tráfico. Ninguém comprar garrafa de vodka na boca de fumo. Contudo, assim como a legalização da bebida e do cigarro não acabou com o crime, a legalização das drogas também não irá acabar. Porém, imagine criminalizar o cigarro e a bebida. Impossível. Teríamos um aumento do tráfico incomensurável. Tanto é verdade que o próprio EUA voltou atrás na decisão de proibir o álcool. Então, meu caro amigo, legalizar não é solução mas apresenta um quadro real melhor para a sociedade.

5- Nessa parte eu tenho que discordar veementemente de sua pessoa. A liberdade do cidadão tem que ser garantida, independentemente do que alguns possam achar moral ou não. Quem disse que a população não saberia se portar com a legalização das drogas? Isso é uma ideia totalmente retrógrada. Sempre que o tema da legalização é ventilado, as pessoas sentem esse medo do desconhecido, mas nenhum país que se aventurou na legalização teve uma piora na situação social. Pelo contrário, a tendência é de que todos os países passem a legalizar e a permitir o uso das drogas em alguma escala.

6- Com relação a causa: Bom, o que realmente tem se provado é que as causas de dependência das substâncias possuem maior relação com fatores externos da vida das pessoas do que com a própria substância em si. Um estudo muito interessante sobre o tema encontra-se no best-seller ‘Chasing The Scream: The First and Last Days of the War on Drugs’ (À procura do medo: os primeiros e últimos dias da guerra contra as drogas, em tradução livre). Neste estudos podemos ver que a maior razão do vício está ligada diretamente com a vida que a pessoa leva e não com a substância.

Veja a ideia aqui ilustrada: http://interrogacao.com.br/2013/10/ratolandia-rat-park/
Também assista a esse vídeo: https://www.ted.com/talks/johann_hari_everything_you_think_you_know_about_addiction_is_wrong/transcript?language=pt-br

Portanto, podemos ver que o que nos ensinam sobre as drogas são uma visão deturpada da realidade. Seja por vontade consciente ou ignorante do tema. Dessa forma, tenho a convicção de dizer que o você entende por vício em drogas, não é a verdade.

7- Por fim, essa última argumentação é exatamente o que a legalização quer fazer: Combater o tráfico, a corrupção, a falta de informação e ajudar na segurança pública nacional de forma efetiva. Você deveria saber que o "modus operandi" que temos hoje não resolve nada. Enxuga gelo. Ademais, sabemos que a maioria dos países mais severos da indonésia não são os melhores países do mundo para se viver, por isso, não é isso que quero para o Brasil.
1
0
Rafael Tallarico, Advogado
Rafael Tallarico
Comentário · há 7 anos
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Osasco (SP)

Carregando